sábado, 15 de novembro de 2008

Wild Witch OGRE logo

Essa é a ilustração para produção do meu jogo, usando a OGRE.
É também a primeira arte que faço com o PC novo! E acabei fazendo usando técnicas mais primitivas, jah q a tablet Genius n esta casando bem com o Ubuntu.
O desenho inteiro demorou 1 semana inteira. Trabalhando uma média de 1 hora por noite. e beeeeeeeem mais horas no fim de semana. É bom, que treino para meus trabalhos de freela (claro q um trampo n dá esse pique).
Minha versão do logo da OGRE n ficou lah essas coisas, + quebra o galho. No final pretendo colocar menções à ela, ao Blender e à Lua dentro do game.

P comecar cometi vários erros, e tive q modificar alguns traços dentro do computador, infelizmente ando muito destreinado com o esqueleto. E minha anatomia anda com problemas, a mão dela ficou a parte mais indefinida. apesar desse giro de punho ser possivel, no desenho p&b fica uma aparencia medonha, espero q as cores resolvam um pouco (ou mascarem o problema q n consegui resolver na mao).
Sem falar q como fiquei com receio de ficar mechendo no esqueleto, alguns erros de postura ocorreram.... tenho q criar vergonha e passar a fazer + rascunhos.
O scan foi feito a 450 DPI, em cima do A4, então a resolução final é de alta qualidade para impressão. A imagem tem 3576 x 3104 pixels de dimensão e nesse momento ocupa 3MB de arquivo png de produção.
Aplicado os filtros de "curvas" e "cor para alpha" tenho os traços. e umas seleçoes iniciais.
Aqui optei por usar uma técnica mais arcaica para pintar as nuances de cor, só fiz isso pq minha tablet, alem de tar caindo aos pedacos, ta muito trabalhosa de instalar no Ubuntu, até instala, + o sensor de preção n funciona. Intão optei pela técnica dos "paths", de um lado isso é bom, pois permite que o desenho seja escalonado futuramente sem perdas graves de definição ou pixelação.
A única desvantagem da técnica... éla é chata p caraaaaaiooo!
Clica aki... aki... aki... ajusta aki... aki.... aki... creio q uma média de toques por dezenho chege perto dos 4000 a 6000 cliques! Aja mouse! e principalmente... aja dedo p issu tudo. Issu é uma média aproximada, jah q uma vez montei um mapa de imagem em um cortorno apenas e deu 700 e pokos pontos (cada ponto é um clique).
Alguns paths podem ser feitos usando a seleção de "varinha mágica", mas nada q ajude muito... saudades da tablet.

Paths ajustados, é hora de meter a tinta. Até aki havia apenas 1 camada em exibição. Repare na quantidade absurda de paths q resultou. Uma quantidade igualmente escabbrosa de camadas vai preencher o arquivo tambem.
Em cada camada uma cor, converto o respectivo path para seleção, e depois pinto. ao final vou no menu Camadas e escolho "Cortar para Seleção". Assim o Gimp trabalha com uma camada menor, deixa o trabalho mais rápido e consome menos memória.

Algumas seleções novas são feitas, pq esqueci alguns paths. Um detalhe, para evitar a borda branca, seleciono apartir da camada "contorno", e mando aumentar a seleção. No caso estou aumentando de 3 a 5 pixels, assim a selecao entra embaixo do traço (é a vantagem de scanear em alta resolução).

Até agora o desenho esta nojentamente parecendo um filho de Paint Brusho... ecah! Graças a Torvins o Linux jah vem c o Gimp ou Krita.
Adicionadas as camadas de sombras, as quais dividi em "sombras proprias" e "sombras projetadas" o desenho começa a ganhar um volume e deixa de ser taum tosko.
Infelizmente o processo é oneroso, o PC velho jah tava pedindo p "discutir a relação" nesse momento e eu estaria fechando Firefox, pastas... o próprio Explorer (Windows) e pensando em fechar o Pidgin (msn). Mas estou + dq sériamente convêncido a meter logo + 4GB de RAM nesse PC aki!
Como eu disse, o Gimp pode optimizar as camadas para poupar memória. Infelizmente ele n é tão bom nesse quezito quanto o Photoshop, jah q o photoshop usa vários recursos (inclusive área de troca própria). Apesar disso o Gimp jah me salvou trabalhos, conseguindo abrir arquivos pesados (+ de 100MB) quando o Photoshop n!!!!! Informática é uma ciência olistica mesmo!
Bom, o fato assustador até aki é que o desenho "levantado" na memória (tah, leigos, "carregado") consome quase 800MB! P um arquivo q no disco tá c 13MB.
+ tá bunito!
Bom, próximo passo é embunitar mais ainda!
Aki mais uma vez fico morrendo de saudades da tablet, a possibilidade de ver a meleca q vc ta fazendo em tempo real é outra coisa! Os reflexos q marquei nos paths ficaram exagerados. Meti uma mascara na camada p exibir e ocultar alguns (+ memória pro espaço).

Adorei esse olho q achei numa comunidade de mangá, com ajuada do Mateus (http://academiadeempresas.com/) localizei o artista.

Trata-se desse sujeito: Tony Taka (http://animeartbooks.net/author/20-tony-taka/)
Bom, vou me inspirar um pouco.

Após os reflexos do cabelo, passei aos detalhes. Pensei inicialmente em recorta-los e trabalhar no outro pc... mas olhei bem, vi que eram realmente pequenos e faleo: "- foda-se, vai no mouse!"

Pronto!
Agora embunitei mais ainda, colocando mais e mais efeitos de reflexo, no brinco, no olho do ogrão, na logo do Blender, puz uma camada de luz no ogrão... santa memória extra ^_^
Pra dar o ultimo toque, protegi a trasnparencia do contorno e passei a pintar conforme o tom da área que ele contorna. Assim perde-se aquele contorno preto nítido, dando lugar à uma percepção de contorno e volume mais suave.
Depois o desenho é achatado (todas as camadas são mescladas), e fica um desenhão, so que agora ele ocupa 130 MB de memória levantada, e 4,4MB no HD.


Agora dá p se jogar ele em qualquer outro lugar. Foi onde eu fiz esse Wallpaper que abre o post.

Agora vou fazer uma caneca... com a resolução também posso fazer uma camisa... ilustrações, e promover meu game.

Issu também vai ser anexado aos documentos q estou preparando para registrar Cibele na Biblioteca Nacional (sim, o jogo vai sair como CC, mas a personagem vai ser registrada, p n ter perigo).


Bom, até a proxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, muito legal!!!
Quase um GIGA na área de memória!? Put's!!!

Grande abraço.

Att.
Gammer

Unknown disse...

Belo estilo humano experimental

Parabéns!


\__/
(oo)
_||_
erick