
É também a primeira arte que faço com o PC novo! E acabei fazendo usando técnicas mais primitivas, jah q a tablet Genius n esta casando bem com o Ubuntu.
O desenho inteiro demorou 1 semana inteira. Trabalhando uma média de 1 hora por noite. e beeeeeeeem mais horas no fim de semana. É bom, que treino para meus trabalhos de freela (claro q um trampo n dá esse pique).

P comecar cometi vários erros, e tive q modificar alguns traços dentro do computador, infelizmente ando muito destreinado com o esqueleto. E minha anatomia anda com problemas, a mão dela ficou a parte mais indefinida. apesar desse giro de punho ser possivel, no desenho p&b fica uma aparencia medonha, espero q as cores resolvam um pouco (ou mascarem o problema q n consegui resolver na mao).
Sem falar q como fiquei com receio de ficar mechendo no esqueleto, alguns erros de postura ocorreram.... tenho q criar vergonha e passar a fazer + rascunhos.
O scan foi feito a 450 DPI, em cima do A4, então a resolução final é de alta qualidade para impressão. A imagem tem 3576 x 3104 pixels de dimensão e nesse momento ocupa 3MB de arquivo png de produção.
Aplicado os filtros de "curvas" e "cor para alpha" tenho os traços. e umas seleçoes iniciais.

A única desvantagem da técnica... éla é chata p caraaaaaiooo!
Clica aki... aki... aki... ajusta aki... aki.... aki... creio q uma média de toques por dezenho chege perto dos 4000 a 6000 cliques! Aja mouse! e principalmente... aja dedo p issu tudo. Issu é uma média aproximada, jah q uma vez montei um mapa de imagem em um cortorno apenas e deu 700 e pokos pontos (cada ponto é um clique).
Alguns paths podem ser feitos usando a seleção de "varinha mágica", mas nada q ajude muito... saudades da tablet.

Em cada camada uma cor, converto o respectivo path para seleção, e depois pinto. ao final vou no menu Camadas e escolho "Cortar para Seleção". Assim o Gimp trabalha com uma camada menor, deixa o trabalho mais rápido e consome menos memória.

Até agora o desenho esta nojentamente parecendo um filho de Paint Brusho... ecah! Graças a Torvins o Linux jah vem c o Gimp ou Krita.

Infelizmente o processo é oneroso, o PC velho jah tava pedindo p "discutir a relação" nesse momento e eu estaria fechando Firefox, pastas... o próprio Explorer (Windows) e pensando em fechar o Pidgin (msn). Mas estou + dq sériamente convêncido a meter logo + 4GB de RAM nesse PC aki!
Como eu disse, o Gimp pode optimizar as camadas para poupar memória. Infelizmente ele n é tão bom nesse quezito quanto o Photoshop, jah q o photoshop usa vários recursos (inclusive área de troca própria). Apesar disso o Gimp jah me salvou trabalhos, conseguindo abrir arquivos pesados (+ de 100MB) quando o Photoshop n!!!!! Informática é uma ciência olistica mesmo!
Bom, o fato assustador até aki é que o desenho "levantado" na memória (tah, leigos, "carregado") consome quase 800MB! P um arquivo q no disco tá c 13MB.
+ tá bunito!

Aki mais uma vez fico morrendo de saudades da tablet, a possibilidade de ver a meleca q vc ta fazendo em tempo real é outra coisa! Os reflexos q marquei nos paths ficaram exagerados. Meti uma mascara na camada p exibir e ocultar alguns (+ memória pro espaço).
Adorei esse olho q achei numa comunidade de mangá, com ajuada do Mateus (http://academiadeempresas.com/) localizei o artista.
Trata-se desse sujeito: Tony Taka (http://animeartbooks.net/author/20-tony-taka/)
Bom, vou me inspirar um pouco.
Após os reflexos do cabelo, passei aos detalhes. Pensei inicialmente em recorta-los e trabalhar no outro pc... mas olhei bem, vi que eram realmente pequenos e faleo: "- foda-se, vai no mouse!"

Agora embunitei mais ainda, colocando mais e mais efeitos de reflexo, no brinco, no olho do ogrão, na logo do Blender, puz uma camada de luz no ogrão... santa memória extra ^_^
Pra dar o ultimo toque, protegi a trasnparencia do contorno e passei a pintar conforme o tom da área que ele contorna. Assim perde-se aquele contorno preto nítido, dando lugar à uma percepção de contorno e volume mais suave.
Depois o desenho é achatado (todas as camadas são mescladas), e fica um desenhão, so que agora ele ocupa 130 MB de memória levantada, e 4,4MB no HD.
Agora dá p se jogar ele em qualquer outro lugar. Foi onde eu fiz esse Wallpaper que abre o post.
Agora vou fazer uma caneca... com a resolução também posso fazer uma camisa... ilustrações, e promover meu game.
Issu também vai ser anexado aos documentos q estou preparando para registrar Cibele na Biblioteca Nacional (sim, o jogo vai sair como CC, mas a personagem vai ser registrada, p n ter perigo).
Bom, até a proxima!
2 comentários:
Nossa, muito legal!!!
Quase um GIGA na área de memória!? Put's!!!
Grande abraço.
Att.
Gammer
Belo estilo humano experimental
Parabéns!
\__/
(oo)
_||_
erick
Postar um comentário